Foi elaborada a publicação Intervir em e com escolas - reflexões e aprendizagens a partir da promoção de um projeto em meio escolar, no âmbito do projeto de educação para o desenvolvimento (ED) "A escola, ser vivo dentro de um ecossistema: da alimentação à utilização dos recursos naturais”, promovido pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira.
O documento, que pode ser consultado aqui, sistematiza o processo de reflexão da equipa sobre aspetos centrais do projeto, nomeadamente, as suas aprendizagens sobre a intervenção de ED/Educação para a Cidadania Global (ECG) em espaços não-letivos; sobre a apropriação de atores escolares de um projeto que visou criar dinâmicas de participação de estudantes e professores nas suas Escolas; e sobre o papel de organizações da sociedade civil na Escola. Uma reflexão em aberto e aberta a futuras experiências e indagações. Pode consultar aqui o recurso pedagógico produzido no âmbito do projeto.
O projeto, que conta com o cofinanciamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., foi apoiado na Linha ED 2018, tendo tido uma duração total de 36 meses, decorridos entre 2018 e 2021, visando a integração da ED/ECG nos espaços e tempos não letivos da escola como meio de promover um modelo de estrutura educativa interventiva no campo da solidariedade e da sustentabilidade.