A SóArte Media, em parceria com a IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, realizam nos dias 19 e 20 de agosto de 2021, às 17h30, a 5.ª Edição do Seminário de Jornalismo Cultural.
O evento será integralmente on-line nas páginas oficiais do Facebook, designadamente:
- Camões – Centro Cultural Português em Maputo (https://www.facebook.com/camoesmaputo/)
- Museu Mafalala (https://www.facebook.com/museumafalala/)
- SóArte Media (https://www.facebook.com/SóArte/).
A 5.ª Edição do Seminário de Jornalismo Cultural é carregada de simbolismo, tendo em conta o percurso do projeto na história da comunicação e cultura em Moçambique, resistindo às constantes mudanças de contextos, sobretudo nos últimos dois anos, e criando fóruns de discussão sobre o papel do jornalismo na consolidação do ecossistema cultural no país.
Ao longo dos últimos cincos anos é notório o aparecimento de canais alternativos que procuram construir novos espaços para a arte, e o exemplo dessa realidade são as plataformas digitais que se dedicam à produção de conteúdos em diversos formatos para um público cada vez mais abrangente.
Para a 5.ª edição do Seminário de Jornalismo Cultural a curadoria propõe reflexões que espelhem as atuais narrativas e os caminhos a trilhar para o posicionamento do setor criativo.
Na sessão inaugural do seminário estará em debate o tema “Cultura como Objeto de Política Pública”, contando com três oradores, nomeadamente Eduardo Lichuge (Docente/Pesquisador da ECA – UEM), Rufas Maculuve (Músico/docente do ISARC) e Ivan Bonde (Diretor do INICC), sob a moderação da professora de literatura Sara Jonas.
A segunda sessão será uma conversa sobre o tema “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas Abordagens”, com os oradores: Hélio Inguane (MBENGA), Eduardo Quive (CATALOGUS), Hugo Chichava e Márcio Luz (KUBULA), sob moderação da bloguista Carina Capitine.
Refira-se que o Seminário de Jornalismo Cultural é organizado pela SóArte Media em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e conta com o apoio da Mukency Studio, com a colaboração da Escola Superior de Jornalismo e da Agência Pixel DS.