Um memorando de entendimento visando reforçar o ensino da língua portuguesa em Toronto foi assinado a 9 de março entre o Toronto Catholic District Board e o Camões I.P., através da Coordenação do Ensino Português no Canadá, informa uma nota de imprensa do Consulado Geral de Portugal em Toronto.
Embora existam em Toronto (no Ontário) duas direções escolares, uma pública e outra católica, é esta última que tem a preferência da grande maioria da comunidade portuguesa residente em Toronto e, como consequência, é também este board que oferece um maior programa de ensino da língua portuguesa, que abrange perto de 4.000 alunos, refere a nota consular.
Com o memorando, a colaboração entre a Direção Escolar Católica de Toronto e a Coordenação do Ensino Português no Canadá no ensino da língua portuguesa como língua segunda/estrangeira nas escolas católicas abrange «programas, manuais, formação de professores, uma maior divulgação dos programas de língua portuguesa nas escolas onde o número de alunos lusodescendentes é mais elevado, estabelecimento de intercâmbios, possibilidade de certificação dos cursos por parte do Camões, I.P. em conjunto com o Ministério da Educação português e maior oferta de cursos de português nas escolas secundárias onde os alunos podem receber créditos ao escolherem estudar a língua portuguesa».
A assinatura do memorando ocorre no mesmo momento em que a Coordenação do Ensino Português no Canadá anuncia a conclusão dos trabalhos do grupo constituído no seio do Toronto District School Board destinado a estudar e a propor soluções para debelar o problema do insucesso escolar dos alunos de língua portuguesa em Toronto, do qual fez parte a coordenadora do Ensino Português no Canadá, Ana Paula Ribeiro.
As recomendações saídas apontam para o «reforço dos meios escolares» postos à disposição dos alunos de língua portuguesa, designadamente mediante a criação de dois novos lugares vocacionados para o contacto específico com pais e alunos, a instituição de uma conferência anual sobre língua portuguesa e a melhoria do relacionamento institucional com serviços congéneres de ensino da área católica (Toronto Catholic District School Board) e outros organismos de ensino pós-secundário.