A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: 28/12/2020
I - Enquadramento da função
A função enquadra-se no âmbito do projeto Consultório da Língua para Jornalistas, que tem como objetivo global “capacitar os profissionais de comunicação social timorenses para a transmissão de informação fidedigna ao público em língua portuguesa, contribuindo assim para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população”.
II - Principais Responsabilidades
Reportando organizacionalmente, ao/à Coordenador/a-Geral do Projeto e ao Camões, I.P., de acordo com os procedimentos em vigor do Instituto e funcionalmente, ao/à Coordenador/a-Adjunto/a para a área científico-pedagógica, o/a Formador/a ministra cursos de formação e coordena as equipas de editores e jornalistas nas redações, tendo como principais responsabilidades:
- Aperfeiçoar/elaborar os planos de formação dos diferentes níveis de proficiência linguística (A1/A2, B1, B2, B2+), de Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas
- Aperfeiçoar/elaborar os manuais de Português para Jornalistas dos diferentes níveis de proficiência linguística (A1/A2, B1, B2, B2+), de Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas
- Ministrar cursos de formação no âmbito da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1, B2, B2+, Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas), de acordo com a estratégia e o programa de formação definidos;
- Ministrar os conteúdos de Redação/Conhecimentos Gerais/Lógica, Evidência e Pesquisa/Instituições Nacionais e Internacionais;
- Elaborar a respetiva programação anual/mensal (cronogramas de formação para as atividades a implementar) e proceder à monitorização dos objetivos, atividades e resultados, conforme previsto no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
- Conceber os modelos pedagógicos e elaborar os documentos programáticos e operacionais/planos de formação e de intervenção dirigidos ao público-alvo, de acordo com o previsto no Documento de Projeto;
- Garantir a qualidade do processo educativo/formativo, ao nível da implementação e afirmação da Língua Portuguesa;
- Apoiar e orientar o processo de produção de conteúdos informativos em língua portuguesa por parte dos editores e jornalistas da secção de Português;
- Identificar necessidades de formação específicas dos formandos sob a sua supervisão, dentro do contexto dos objetivos do Projeto;
- Apoiar na conceção dos instrumentos necessários à realização das atividades, ao levantamento de necessidades, à recolha de dados quantitativos e qualitativos do Projeto e outras informações solicitadas, assim como à definição de modelos de acompanhamento, monitorização e avaliação dos indicadores constantes no Quadro Lógico;
- Organizar e apresentar mensalmente pontos de situação/relatórios e cronogramas das atividades pelas quais é responsável, incluindo do grupo de formadores que coordena, de acordo com modelos previamente estabelecidos;
- Garantir e ser responsável pela boa organização dos Dossiês Técnicos e Pedagógicos relativos às atividades por si desenvolvidas, incluindo do grupo de editores e jornalistas que coordena, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico ou digital produzido no âmbito da intervenção;
- Participar em reuniões institucionais e de natureza técnica convocadas pela Coordenação;
- Participar nos processos reflexivos e troca de experiências/ideias sobre a intervenção, facilitando a disseminação das melhores práticas e lições aprendidas;
- Todas as demais responsabilidades e atividades compatíveis com a natureza e âmbito do cargo e das suas competências.
III - Requisitos
Obrigatórios:
- Licenciatura que confira habilitações profissionais para a docência da disciplina de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa das seguintes áreas:
- Ensino de Língua e Cultura Portuguesas (Língua Segunda/ Língua Estrangeira);
- Ensino de Línguas Modernas com componente de Língua Portuguesa;
- Linguística Portuguesa.
- Mínimo de 5 anos de experiência comprovada no ensino de Língua Portuguesa em contextos multilingues e multiculturais;
- Mínimo de 5 anos de trabalho em formação de adultos;
- Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
- Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Preferenciais:
- Mestrado em Português Língua Não-Materna;
- Experiência de ensino do Português para Fins Específicos;
- Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna;
- Participação em projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento.
- Bons conhecimentos de Inglês;
- Conhecimentos de Tétum.
IV - Competências Mínimas:
- Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento
- Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal
- Capacidade de organização e de gestão do tempo
- Orientação para os resultados
- Capacidade de automotivação e autoaprendizagem
- Capacidade de trabalho em equipa e de mediação
- Flexibilidade no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente
- Seriedade e ritmo de trabalho forte com postura e comportamento pessoal exemplares, adequados à posição oferecida
- Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como para partilhar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, visando a sua capacitação técnica e profissional com autonomia
VI - Prazo limite de candidatura: 28/12/2020
Antes de submeter a sua candidatura deverá consultar os Termos de Referência