A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: 11-08-2019
Enquadramento da ação
O GESTDOC é uma Ação financiada pela União Europeia no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência para África (FFA), a implementar pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Tem por objetivo global contribuir para melhorar os níveis de segurança e de gestão de migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, contribuindo para o respeito dos Direitos Humanos e para o combate ao tráfico de seres humanos a nível regional, sendo o seu objetivo específico modernizar o sistema de emissão de documentos de identificação, reforçando os níveis de segurança e a capacidade de aplicação da lei, incluindo controlo documental fronteiriço.
Principais Responsabilidades
O Coordenador Adjunto será o principal responsável pela implementação da Ação na Guiné-Bissau, assumindo funções de Assistente Técnico da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC). Reporta ao Coordenador Geral do Projeto (em Cabo Verde), em estreita articulação com o Gestor do Projeto (na sede do Camões, I.P.) e com a missão diplomática de Portugal no país, onde deverá consultar em permanência com o Adido de Cooperação.
São funções específicas do Coordenador Adjunto do GESTDOC:
- Liderar e coordenar a implementação das atividades da Ação previstas para o país, em estreita articulação com o Coordenador do Projeto, no sentido de promover a sua boa execução, conclusão e entrega de todos os produtos, nos termos da Descrição da Ação;
- Assegurar a supervisão diária da implementação da Ação no país tendo por base os Planos Anuais de atividades aprovados pelo C.E.
iii. Assegurar que as atividades da ação são executadas atendendo aos critérios de eficácia e eficiência, de acordo com o organigrama definido e com os documentos contratuais e em consonância com os procedimentos do Camões, I.P.;
- Organizar reuniões periódicas com os detentores de interesse do GESTDOC no país para discutir a evolução do projeto, dificuldades encontradas e eventuais soluções para as mesmas, em estreita articulação com o Coordenador do Projeto;
- Representar o Coordenador de Projeto quando tal for necessário;
- Contribuir para a consolidação e implementação do Plano de Comunicação e Visibilidade;
vii. Contribuir para a preparação dos termos de referência para a aquisição de bens e serviços pelo Camões, I.P., no âmbito da Ação, para o respetivo país;
viii. Instruir as propostas de Informação de Serviço para a realização de despesas que sejam necessárias para a implementação da Ação no país, até 50.000,00 Euros, a serem submetidas à autorização do Coordenador do Projeto, com conhecimento ao Adido da Cooperação;
- Fiscalizar o cumprimento das obrigações contratuais assumidas por todos os prestadores de bens e serviços no país, no âmbito da Ação;
- Verificar a conformidade das faturas dos bens e serviços adquiridos no país e submeter os pedidos de pagamento à autorização do Coordenador do Projeto ou de quem o substitua, com conhecimento ao Adido da Cooperação;
- Assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Camões, I.P. no Acordo de Delegação, com atenção especial para o cumprimento do Regulamento de Proteção de Dados, das disposições quanto à prevenção da fraude e conflito de interesses e das orientações relativas à comunicação e visibilidade em todas as tarefas de implementação da Ação no país;
xii. Contribuir para a elaboração dos relatórios intercalares da Ação.
Requisitos
Sete Obrigatórios
-
Licenciatura ou superior
- Formação específica em gestão e/ou avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento;
- Conhecimento das normas de contratação pública portuguesas;
- Conhecimento mínimo das normas do Fundo Europeu de Desenvolvimento e/ou outros instrumentos da Ação Externa da União Europeia (regulamentação contratual e financeira);
- Proficiência na língua portuguesa;
- Proficiência na língua francesa;
- Proficiência em informática na ótica do utilizador;
Experiencia Profissional
- Experiência mínima de quatro anos em funções de coordenação ou de gestão de projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento;
- Experiência mínima de dois anos em países em desenvolvimento, de preferência PALOP ou Timor-Leste.
Outras Aptidões:
- Competências de análise, sistematização e síntese;
- Competências de liderança, gestão de equipas e trabalho em grupo;
- Competências de gestão do tempo, resolução proativa de problemas e trabalho autónomo;
- Competências de comunicação e para representação institucional;
- Competências para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em países em desenvolvimento, designadamente, capacidade de negociação com múltiplos detentores de interesses divergentes;
- Orientação para resultados.
Local de Trabalho
Guiné-Bissau com deslocações a Cabo Verde e a Portugal quando necessário.
Prazo limite de candidatura: prolongamento até 11-08-2019
O processo de candidatura deverá ser feito através do registo no site www.cnorey.com (https://www.cnorey.com/pt/areas-actuacao/recrutamento-e-seleccao/)