Cursos à distância em 2009/2010

Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores

Docentes: Maria Cardeira da Silva (coordenação, Módulo Introdutório e Património), Nuno Sena (Cinema), Carlos Pimenta (Teatro) João Amaro Correia (Arquitectura), Maria José Fazenda (Dança), Sérgio Azevedo (Música), Lúcia Marques (Fotografia e Artes Plásticas), Rita Filipe (Design de Produto), António Silveira Gomes (Design Gráfico) e Cristina L. Duarte (Moda)

Certificação: 20 ECTS (Universidade Aberta)

Duração: dois semestres, 336 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: licenciados (ou 1º ciclo de Bolonha), portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, seleccionados pelo currículo. O curso visa leitores, docentes, jornalistas, programadores e produtores culturais. O número de formandos será de 20.

Custo: 200 €/semestre.

Objectivos: Dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974, assim como da Cultura Portuguesa Contemporânea nas seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design & Moda.

 

Laboratório de Escrita Jornalística

Docentes: Luís Carmelo (coordenação).

Certificação: diploma.

Duração: 13 semanas, 13/10/09 a 30/01/10 (interrupção de 21/12/09 a 04/01/10). 65 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: jornalistas em língua portuguesa seleccionados pelo IC. 15 formandos por turma.

Custo: 250 €.

Objectivos: Diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita e mobilização dos formandos para aspectos laboratoriais e pragmáticos da fixação do texto a comunicar (seja o meio o texto escrito ou oral).

 

Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2

Docentes: Isabel Leiria (coordenação) Tjerk Hagemejier e Nélia Alexandre (tutoria)

Certificação: 6 ECTS (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Duração: 5 meses: início a 13/10/09 (interrupção de 21/12/09 a 04/01/10). 168 horas de trabalho por parte dos formandos

Público-alvo: licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, da área do ensino, com formação em língua, literatura e cultura portuguesas, sem formação específica na área do aprendizagem e ensino do Português língua não materna, e licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com currículo que o IC considere adequado a esta formação. 40 formandos.

Custo: 250€.

Objectivos: dar formação a professores de Língua Portuguesa como idioma não materno, dando-lhes os instrumentos para observarem a aprendizagem dos seus alunos, bem como para planificarem e darem sequência aos conteúdos e produzirem os materiais de ensino/aprendizagem.

 

Português para Estrangeiros, níveis 1, 2 e 3

Docentes: Fernanda Barrocas (coordenação); Joana Castaño e Lúcia Mascarenhas (tutorias)

Certificação: os formados que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE).

Duração: 4 meses; início a 13/10/09.

Público-alvo: aqueles que querem iniciar a aprendizagem ou melhorar o conhecimento elementar que têm da Língua Portuguesa. 20 formandos por turma.

Custo: 320€ em cada um dos 3 níveis.

Objectivos: dar uma oportunidade aos cidadãos estrangeiros de aprenderem Português à distância, atingindo em termos de conhecimento no nível 1 o grau A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no nível 2 o grau B1 e no nível 3 o grau B2. Neste último nível quer-se igualmente que conheçam Portugal e a sua Cultura.

 

Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul

Docentes: Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (coordenação)

Certificação: 6 ECTS (Universidade de Bolonha).

Duração: 5 meses, a partir de 13/10/09 (interrupção de 21/12/09 a 04/01/10); 168 horas de trabalho por parte dos formandos

Público-alvo: licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, com interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com currículo adequado a seguir a formação. 20 formandos por turma, podendo ser admitidos directamente até 5 alunos da Universidade de Bolonha.

Custo 320€.

Objectivos: Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos; planificar domínios de pesquisa susceptíveis de selecção e tratamento individuais.

 

Intercompreensão linguística - Português, Espanhol e Francês

Docentes: Maria Antónia Mota (coordenação) Marie Nicole Lacoye, Léon Acosta e Antónia Estrela (tutorias)

Certificação: 6 ECTS (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Duração: 8 semanas; início em 13/10/09; 168 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: jovens e adultos que pretendam apenas ler nas línguas-alvo – estudantes de nível médio e superior, jornalistas, tradutores, agentes culturais, investigadores, entre outros. A selecção é feita pelo Instituto Camões.

Custo: 320€

Objectivos: promover o multilinguismo dos cidadãos da Europa e de outras partes do mundo, utilizando um método que se baseia na comparação entre línguas aparentadas: o português, o espanhol e o francês. Pressupõe que os participantes dominem uma das línguas (como língua materna ou como língua estrangeira ─ neste caso, possuindo o nível B1 do QECR, pelo menos).

 

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

Docentes: Palmira Marrafa (coordenação), Raquel Amaro e Sara Mendes (tutorias)

Certificação: 6 ECTS (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Duração: 18 semanas, com um total de 168 horas de trabalho dos formandos.

Público-alvo: licenciados ou licenciandos, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, ou residentes em Portugal com currículo adequado.

Custo: 320€

Objectivos: domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais. As línguas fonte são espanhol, francês e inglês (em paralelo).

 

Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0

Docentes: Rui Vaz (coordenação) Adelina Moura (tutória)

Certificação: diploma; créditos de formação contínua de professores.

Duração: 10 semanas; 50 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: professores do ensino básico e secundário e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2), seleccionados pelo Instituto Camões.

Custo: 200€

Objectivos: Dotar os participantes de competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português L2, destinados a publicação na Internet. Os trabalhos realizados nesse processo constituirão um repositório que, de acordo com critérios de qualidade, poderão vir a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.

 

Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)

Docente: Luís Carmelo (coordenação)

Certificação: diploma do curso; créditos de formação contínua de professores.

Duração: 13 semanas; 65 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: professores do ensino básico e secundário e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2), seleccionados pelo Instituto Camões.

Custo: 100€

Objectivos: aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando o trabalho dos leitores da rede do IC, optimizando a expressão individual dos alunos, proporcionando instrumentos teóricos e práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética e estimulando a expressão estética dos alunos.

 

A Novíssima Poesia Portuguesa

Docente: Luís Carmelo (coordenação).

Certificação: diploma; créditos de formação contínua de professores.

Duração: 13 semanas; 65 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: professores do ensino básico e secundário e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2), seleccionados pelo Instituto Camões. O número máximo de formandos será de 15.

Custo 250€

Objectivos: Partindo dos «problemas fundamentais que se colocam à compreensão do mundo contemporâneo», o curso aborda a «emergência de uma nova geração poética portuguesa» marcada pela contemporaneidade, proporciona «instrumentos teórico-práticos de análise interdisciplinar» nas áreas da teoria da cultura, literatura, filosofia comunicacional e expressões artísticas contemporâneas.

 

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Docentes: Ana Martinho (coordenação) Agostinho Goenha e Susete Albino (tutorias)

Certificação: diploma; créditos de formação contínua de professores.

Duração: 12 semanas; 75 horas de trabalho por parte dos formandos.

Público-alvo: professores do ensino básico e secundário e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2), seleccionados pelo Instituto Camões. 20 formandos por turma.

Custo: 250€

Conteúdos: Epistemologia e Hermenêutica em África, O Imperialismo Europeu, Portugal e a Exploração da Costa Africana, A História Colonial na Literatura; Política e Cultura: Vanguardas e Resistência, Ficção Etnográfica e Crítica Cultural; Memória e Discussão da Condição Pós-colonial.

 

I República e Republicanismo

Docentes: Maria Cândida Proença e Luís Farinha

Certificação: diploma; créditos de formação contínua de professores.

Duração: 6 semanas.

Público-alvo: professores do ensino básico e secundário.

Custo: a definir

Objectivos: iniciação ao estudo da República e do Republicanismo – a Ideia, o movimento, a organização e os símbolos – com preocupações de actualização científica rigorosa, tanto no tratamento da informação como na sua interpretação, à luz dos estudos recentes e das novas linhas historiográficas sobre a História da República.

 

Encarte Camões no JL n.º 143

Suplemento da edição n.º 1017, de 23 de setembro a 6 de outubro de 2009, do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias